06 outubro 2016

Outubro Rosa mobiliza a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre



Centro de Prevenção de Câncer, localizado no Hospital Santa Rita, é especializado na prevenção e detecção precoce do câncer, incluindo o de mama, e é pioneiro no RS 



A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, anualmente, assume a função de alertar a população sobre os riscos e formas de prevenção do câncer de mama. Por meio do Centro de Prevenção de Câncer do Hospital Santa Rita (HSR), especializado em todos os tipos de tratamentos oncológicos, a instituição dá início na próxima semana à campanha do Outubro Rosa. Ao longo do mês, a Santa Casa realiza uma série de movimentos institucionais que tem como objetivo principal dar visibilidade e provocar reflexões sobre o tema.

O Centro de Prevenção de Câncer do HSR foi criado para promover a saúde integral de homens e mulheres, difundindo informação sobre os diversos tipos de câncer e como viver mais e melhor. Especialistas capacitados na prevenção do câncer de mama oferecem avaliações individualizadas e orientações quanto a exames necessários e medidas preventivas específicas. O HSR atende, em média, 700 novos casos de câncer de mama por ano.



https://youtu.be/djWxYZ0q974

Câncer de mama

A amamentação e a sexualidade feminina deveriam ser as únicas preocupações das mulheres em relação as suas mamas. Mas infelizmente não são. Muitas doenças podem acometer as mamas, tanto das mulheres quanto dos homens. Entre as doenças mais graves está o câncer. No Brasil, cerca de 50.000 novos casos de câncer de mama são diagnosticados anual­mente, sendo que, aproximadamente, 5.000 somente no Rio Grande do Sul. Esta é uma das principais causas de morte das mulheres.


Como prevenir?

Existem medidas preventivas para diminuir o risco deste câncer se desenvolver. Manter um estilo de vida saudável, fazendo exercício físico e mantendo o peso ideal, evitar se expor à radiação e bebidas alcoólicas em excesso e evitar o uso de hormônios do tipo estrogênio (presentes em medicações para controlar sintomas da menopausa) são algu­mas medidas para não elevar o risco de ter um o câncer de mama. Além disso, todas as mulheres devem consultar o seu médico pelo menos uma vez por ano para fazer exames das mamas.

Dependendo da idade da mulher, da sua história pessoal e familiar de outras doenças, o médico vai realizar alguns exames específicos para detectar precocemente o câncer, mesmo antes do aparecimento qualquer sintoma ou que seja perceptível.


Como diagnosticar?

O exame clínico das mamas realizado por médico experiente e a mamografia são os métodos mais efetivos para se diagnosticar o câncer de mama tão cedo quanto possível, permitindo assim cirurgias menos agressivas, tratamentos mais eficazes e maior chance de cura do câncer.


Autor: Tiago Vasques 
Fonte: CDN 

Fonte: http://sissaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário